.

02 fevereiro 2014

Aprendendo a desenhar - Aula#1 (Introdução)


Olá, pessoas! Como estão?
Essa é a primeira aula de desenho do blog, não sei ao certo quantas aulas vão ter, mas provavelmente vão ser muitas XD

Bom, dessa vez eu vou dar algumas dicas e uma pequena introdução do que vai ser o projeto, mais para quem realmente não sabe para onde ir.

O objetivo do curso, por enquanto, é o desenho de mangá, mas provavelmente em algum momento eu vou trabalhar também com HQ's, já que eu mesma tenho vontade de aprender.
Então, let's go!!

1º - Se você consegue desenhar um boneco de palito, você consegue desenhar um mangá. 

WTF? Provavelmente você está se perguntando "Como assim?" Calma, eu vou explicar:
Um esboço de mangá não é nada mais do que um boneco de palito enfeitado (pelo menos eu chamo assim) u.u

Sim, eu tenho problemas ASHUASHUAHSUA

Acho que isso facilita um pouco a situação, não?
Eu sei que muita (MUITA MESMO) gente tem preguiça de fazer esse tipo de esboço, e de certa forma eu entendo, mas vão por mim, isso ajuda muito, por muito tempo eu não fiz esboços, mas quando eu comecei a perceber que isso evitava o desenho a ficar deformado, eu comecei a usar. Recomendo muito a fazer essa parte chata.

Quando eu digo "Se você consegue desenhar um boneco de palito, você consegue desenhar um mangá." é claro que eu não quero dizer que você vai conseguir de uma hora pra outra, mas com um pouco de treino você vai se surpreender com o que vai conseguir fazer.

"Tá, mas e os detalhes?" Vamos com calma, eu vou ensinar como fazer cada um deles. Cabeça, mão, perna... só vamos com calma, ok?


2º - Materiais que você precisa para começar

Um apoio, um lápis, uma borracha, um papel e um apontador, pronto, tá ótimo. No entanto, se um dia você quiser se aprofundar, pode comprar materiais mais profissionais, mas por hora, tá de bom tamanho.

A unica restrição é para as borrachas que ajudam mais a borrar o desenho do que a apagar. Ou seja, uma que não acumule muita sujeira na ponta.


3º - Algumas dicas para treino.


- Copiar desenho? Pode?

Embora algumas pessoas digam que isso não é bom, eu sinceramente acho uma ótima forma de praticar. Você conhece novos traços, treina perspectiva, descobre com que tipo de traço tem mais afinidade, e, principalmente, treina desenhando algo que você gosta =D


- Desenho com caneta esferográfica?

As caneta esferográfica possuem uma bolinha na ponta, que, ao passar, se movimenta e libera a tinta interna. Para entender melhor como funcionam, pegue um desses desodorantes (aqui). O mesmo principio é usado na caneta. Isso reduz o atrito. Bom, o que essas canetas tem haver com desenho?
A característica marcante do esboço é aquele rabiscado que faz parecer que o desenhista não tem borracha. Como essas pessoas tem paciência e conseguem fazer isso? Fácil, joga a borracha fora. Calma, não jogue, foi brincadeira, você vai precisar muito dela ainda, mas é verdade que você terá que se acostumar a não usa-la. De que forma? Comece a desenhar com uma caneta esferográfica. Leve um caderninho com você pra onde quiser, leve duas ou mais canetas de diferentes cores e brinque de ser criança novamente. Com o tempo você irá esquecer que a borracha existe, afinal, não vai ter como apagar. Além disso, você pode desenhar assim em qualquer lugar, ponto de ônibus, clinica medica, escola, trabalho... Bom, ponha a criatividade para funcionar. Além disso, a falta de atrito que a caneta proporciona faz com que você precise de uma maior cordeação motora, ou seja, quando você for pegar o lápis, provavelmente irá ser mais fácil desenhar (não vai escorregar tanto no papel). Desenhar o que? Qualquer coisa, quando você tá desenhando, quem manda no papel é você. u.u


- Vai uma música ai?

Uma das coisas mais importantes quando se está desenhando é ter criatividade e o que dá mais criatividade do que ouvir uma música que você gosta? De repente lá está você, querendo desenhar, mas com bloqueio criativo, dai começa a tocar uma música com uma letra qualquer, deixe-se ser levada pelo ritmo, desenhe o que vem na sua cabeça quando passa aquela música, desenhe a letra da música, ou o que ela significa para você. O importante é desenhar!


- Por ultimo, peça criticas. 

Não adianta ficar desenhando pra você, se você quer evoluir, precisa de opinião. Não tenha vergonha, mostre os seus desenhos para seus amigos, familiares, qualquer pessoas, peça para que eles digam o que precisa melhorar e o que já tá bom.


Bom, por hoje é só.
Se eu fosse indicar um exercício hoje, eu indicaria o uso da caneta esferográfica, assim vocês se acostumariam, mas como eu sei que algumas pessoas não tem pratica com desenho, decidi não indicar nada XD Mas se alguém quiser fazer o boneco de palito, usar a caneta ou qualquer coisa assim, vai em frente, eu não mando em ninguém mesmo e.e

Sayo~

Aula #2 : Rosto


2 comentários:

  1. Ah, o desenho de "palitos" me explicou bem mais coisa doq esses esboços HSUAHSUAHSUAHSUAHSUAH :o
    Cara, ouço música pra td, vou ouvir pra desenhar tbm <3
    Continuarei acompanhando as aulas, 'to bem ansiosa agr :3

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a introdução. Uma base é muito importante, pois é nele que você colocará os detalhes que vão compor o personagem ><

    Ladrão de Borboletas

    ResponderExcluir