.

05 junho 2013

Discussão: Estilos + Facebook da Yuso


EMO, Scene, Gótico, Punk, Visual Kei, Lolita... O que todos esses estilos tem em comum? Todos são pre-julgados pela sociedade. Por quê? Pelo seu estilo musical, visual, cabelo...
Mas vocês devem está se perguntando o motivo para eu estar fazendo esse post. Bem, eu já passei por isso. Alguns deve saber, eu já fui lolita, não abandonei totalmente o estilo ainda, mas lolita custa muito e eu não pude continuar... depois decidi virar Scene, mas e ai? Cadê a aprovação da família? Não passei muito tempo com esse sonho. Pesquisei um pouco sobre os estilos existentes, como eu geralmente faço, e gosto disso, afinal, pesquisa é a base de tudo. Não julgo ninguém sem saber os motivos que ela tem. Bom, virei EMO.
Mas logo depois dessa minha escolha, o que acontece? Começam a me perguntar se estou me cortando ou se tem algo acontecendo comigo.
Cada pessoa tem seu motivo para aderir a um estilo, seja ele modinha ou não. Por que eu virei EMO? Porque eu me identifiquei com eles. Mas não demora a aparecer pessoas para lhe julgar.
Acreditem se quiser, eu mesma deixei meu cabelo assim > (foto) (se forem ver a foto, ignore o ventilador e outras coisas~)
E o que aconteceu? Fui julgada, se bem que não me importei. Tanto que até ia repicar ainda mais meu cabelo, mas minha família acabou cortando-o. 
A sociedade tem dificuldade em aceitar os estilos de cada um. Prova disso é que você não vê nenhum adulto com um estilo diferente, se vê, é difícil. Pinte uma mexa do cabelo de azul (laranja, rosa, seja lá a cor que você preferir) e já é motivo para ser despedido (a) do emprego. 

Piercings? Tatuagens? Muitas vezes são consideradas coisas do demônio. Só é sair na rua e a sociedade começa a te olhar torto. 
Agora me diga, alguma das pessoas que julgam tanto o estilo já parou para pesquisar a sobre ele? Para saber de onde veio? Saber as razões de cada um? 
Certo que hoje em dia muitos estilos são considerados modinhas e muitas pessoas só o aderem para "seguir a massa". O estilo EMO em 2008, o estilo Scene em 2010... Ai aparece alguma coisa na internet que descrimina o estilo ou muda o sentido dele e todo mundo começa a julgar as pessoas que o possuem. 
Vivemos em um mundo onde o cabelo, as roupas, o gosto musical, os acessórios, para resumir: o estilo, define nosso caráter, opção sexual, maturidade...
Agora se faça a pergunta: O que eu penso sobre tal estilo? Por que eu penso isso? Por causa do meio em que vivo ou eu formei minha própria opinião? Eu simplesmente não gosto, ou eu tenho medo de dizer que gosto e ser ridicularizada, descriminada ou qualquer coisa do tipo? O que você pensa quando vê uma pessoa com o cabelo colorido? Infelizmente, a maior parte das pessoas vai dizer que é horrível, artificial, que é coisa do demônio. 

~~Aqui eu começo a falar de mim, pule essa parte se preferir~~

E eu? Por eu ser EMO eu sou uma pessoa anti-social? Me corto ou tentei suicídio? Vivo chorando? Eu não sou muito diferente de como vocês me veem aqui no blog. Se vocês conversassem comigo perceberam como eu sou. Eu sou sensível? Sim, mas não deixo de dar gargalhadas e tentar fazer as pessoas rirem, e as vezes me machuco, e muito... Eu gosto de ficar sozinha? Sim, mas não quer dizer que não goste da companhia dos meus amigos. Sou quieta e não falo muito, só com quem não conheço ou dá em cima de mim (xD), se alguém me dá liberdade percebe que eu sou sociável (até eu começar a encher o saco e tentarem me afogar na piscina). Gosto de emocore? Sim, mas gosto de Screamo, K-pop, Visual Kei, eletrônica, até danço as vezes. Mas a sociedade sabe? Não, muitas vezes evitam até saber. Isso foi uma das primeiras coisas que me disseram quando eu me assumi EMO:


Sim, foi pelo facebook, isso porque eu já tenho fama de sempre começar um chat quando entro em algum status ou post (sou popular, pls~ -sqn). E é isso mesmo que acontece. Além disso, a primeira pergunta que eu recebi foi: você tá se cortando? Tipo, isso é ridículo! Sou EMO, não suicida!
Mas essa pessoa tem razão, eu serei encarada e as pessoas vão me olhar torto. Mas antes mesmo de decidir isso já me olhavam torto, então eu não ligo. Meu estilo sempre foi único, e eu sofro mais porque vivo em uma cidade muito religiosa. 

~~Acabou, pode ler o que está abaixo sem se preocupar~~

O que as pessoas mais notam é quando alguém é diferente, quando não está "seguindo a massa". O jovem principalmente. A frase que eu mais escuto da minha mãe é: vai dormi que horas? Por que você não é como as meninas da sua idade? Bem, porque eu não quero, se não me identifico com um estilo norma, por que usar? Eu nunca vou me arrepender de não ter tentado ser algo. 

O vídeo abaixo é da Dê, ela é uma das minhas ídolos da internet. Eu recomendo todos a verem, o vídeo foi feito para pessoas com cabelos coloridos (maior parte, scene), mas serve para todos. Faço das palavras dela as minhas palavras:


A Dê (Andressa Damiani) tem 20 anos, mesmo não parecendo, ela já pintou seu cabelo de várias cores e hoje é conhecida como "Barbie Brasileira".

Se você não gosta, não precisa agredir a pessoa que gosta. Simples. Cada um pode ser o que quiser. 
Já fui lolita, quase scene e agora sou EMO, não sigo moda, não quero aparecer, sou feliz assim. Não são muitos os estilos musicais que eu não curto, eu gosto de muita coisa.
Eu tenho facilidade de fazer amizades, não rejeito conhecer ninguém (menos quem dá em cima de mim, ele ele quiser me conhecer, beleza, mas vai levar muito vácuo se a conversa for só: "como você é linda" (ózideia)). Gosto de vários estilos da música, mas os que eu mais ouço é p Visual Kei, por quê? Porque eu gosto, caramba. Se você gosta, faça! Ninguém tem nada haver com sua vida. Mas é claro, a sociedade vai criticar, então esteja pronto(a). Tudo que você precisa fazer é não escutar, ou só andar com pessoas que te entendem.

Outro vídeo da Dê que eu indico, principalmente para quem critica as pessoas, é esse:


É claro, essa é a minha opinião sobre o assunto. Se alguém quer me xingar ou concorda comigo, ou vai me chamar de "filha da mãe depressiva" por ser EMO (já me chamaram assim), ou quer adicionar alguma coisa, pode fala. Se tiver muitas respostas eu vou continuar essa discussão em outro post e com a participação de vocês ^-^

Bem, por ultimo, queria deixar aqui para vocês o meu perfil do blog! 
Vocês viram meu face original no post (XD), mas eu não vou adc ninguém que eu não conheça lá, até porque já me deu muita confusão. 
Bem, quem quiser conversar comigo ou só amizade pode deixar o nome do face no comentário e eu irei acc lá ^^
Mas tem algumas regras:
  • Não pedir pra ser postadora ou adm
  • Não dá em cima de mim u-u (to brincando, mas não me sinto bem quando falam algo assim '-' só meus amigos que brincam comigo as vezes XD)
  • Nada de xingamentos ou algo assim, aceito opiniões, mas qualquer coisa ofensiva eu desfaço amizade e denuncio~ 
Bem, o perfil é esse: http://www.facebook.com/yuso.shiya

Agora algumas fotos de diferentes estilos:



 Eu admiro muito todos os estilos e se pudesse teria todos!

Bem, vou indo agora.
Não se esqueçam de dar a sua opinião.

Sayo~

4 comentários:

  1. Eu entendo você perfeitamente....já tive o estilo emo por um bom tempo...não porque eu me cortava e sim porque me identificava...e escultei até da minha mãe que eu tinha pacto com o demônio kkkk' (hoje em dia nós duas damos gargalhada disso, mas antes...)
    Enquanto cabelo colorido...véi pra que tudo isso ? É lindo!!!! O meu cabelo sendo vermelho eu já esculto...VERMELHO! imagina se fosse mesmo colorido...mas é lei tem que aparece alguém pelo menos uma vez no mês me perguntando porque eu não pinto de castanho ou de loiro ¬¬'
    É um absurdo como as pessoas acham que todos tem que ser igualzinhos...sem seus próprios argumentos, claro é mais fácil de controlar quem não consegue pensar por si mesmo...Independente de estilos mesmo todo otaku sabe como é isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo!
      Tipo, se eu não to feliz seguindo a massa, não sigo.
      Da mesma forma que se eles não são felizes com estilo diferente, não o tem.
      Simples.
      Só com um corte de cabelo diferente eu já sou criticada, imagina se mudar a cor do cabelo...

      Excluir
  2. vc é muuuuuuuuito linda yusdo,eu sei como ´,eu sou gotica,e ninguém me apoia entende,eu fico muito triste com isso,é bom saber que alguém me apoia T^T
    Eu ja chorei muito por causa disso,minha mae diz que eu sou do demonio e coisas do tipo,é horrivel ouvir seus familiares falando isso de vc,to tentando levar numa boa mas eu sei como é dificil :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ><
      Mas agora meu cabelo tá no ombro T-T
      Não dá nem mais pra ver o repicado
      Eu conheço uma menina gotica, eu ainda não falei com ela, mas ela parece ser muito legal ><
      É mesmo muito ruim quando ninguém apoia, minha mãe vive dizendo que eu sou estranha e colocando a culpa nos meus amigos =(
      Bom, eu gosto do seu estilo, vou te apoiar, continue assim ><

      Sayo~

      Excluir